Uma habitação de interesse social é um tipo de moradia destinada a atender as necessidades habitacionais de famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Esses projetos são geralmente promovidos por governos, ONGs ou entidades sociais, visando garantir o direito à moradia digna para todos os cidadãos, independentemente de sua condição econômica.
Essas habitações são projetadas para serem acessíveis e funcionais, atendendo aos padrões mínimos de qualidade de vida, segurança, e infraestrutura, como saneamento básico, eletricidade, e acesso a serviços públicos essenciais. A habitação de interesse social também leva em consideração aspectos como a localização, para que os moradores tenham acesso facilitado a emprego, educação, saúde, e transporte.
O principal objetivo é promover a inclusão social e reduzir o déficit habitacional, garantindo que as pessoas tenham acesso a uma moradia adequada e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cidades.
Habitação Villa Verde/Elemental
Com tipologia inovadora e competitiva, os arquitetos ELEMENTAL, projetaram as unidades como contribuição para a habitação social. A ideia central proporciona uma moradia adequada, que atende aos padrões mínimos de habitabilidade, segurança, e salubridade, conforme definido por normas nacionais e internacionais.

Ritmo na arquitetura
A repetição e variação de elementos arquitetônicos em um espaço ou estrutura, cria uma sensação de movimento e ordem visual. Assim como na música, onde o ritmo é uma sequência de sons e silêncios organizados de maneira regular ou variada, na arquitetura, o ritmo pode ser visto na disposição de colunas, janelas, arcos, ou outros elementos estruturais e decorativos.

Planta baixa pavimento térreo – inicial
As edificações foram projetadas com estimativa inicial de 57m², entretanto, após amplicação as edificações podem atingir área final de 85m².

Planta baixa 2º pavimento – inicial
Fonte: archdaily, 2024
Planta baixa pavimento térreo – com ampliação

Planta baixa 2º pavimento – com ampliação

Importante ressaltar que a habitabilidade é fundamental em qualquer tipo de moradia, entretanto, muitas vezes esquecida quando se trata desse tema. Apesar do objetivo principal dessas habitações seja reduzir o déficit habitacional, que é um problema crônico em muitos países em desenvolvimento, preocupa-se com as estratégias econônomicas, afim de nãos e utilizar recursos extras.
As habitações de interesse social têm o potencial de promover a inclusão social, diminuindo a segregação urbana e proporcionando oportunidades para as famílias de baixa renda melhorarem suas condições de vida. A moradia digna é um direito fundamental previsto em várias constituições ao redor do mundo, e a provisão de habitação de interesse social é uma maneira de efetivar esse direito, a habitação Villa Verde é uma referência e contribui para a discussão do tema.
Mais informação acesse ArchDaily